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MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

Vídeo de receitas para a #ElancylSummerChallenge

por Maria Inês Antunes, em 29.04.16

 

Aqui está o resultado do vídeo para a #ElancylSummerChallenge!

 

Adorei a experiencia e o momento partilhado com e a convite da A Melhor Amiga Da Barbie <3

 

 

 

 

Dá para perceber que foi uma tarde fantástica?!

 

 

Os ingredientes  foram escolhidos “a dedo”, para conseguirmos receitas com um potencial efeito antinflamatório, antioxidante e antienvelhecimento e que façam a diferença no nosso dia-a-dia para cuidarmos ainda mais de nós! 

A fruta e os legumes fresquinhos da Horta do Bairro, fizeram toda a diferença no sabor (sim, porque no final toda a equipa presente provou e aprovou!)

 

 

A celulite afecta cerca de 98% das mulheres e é uma das nossas principais preocupações, nos cuidados com o corpo.

Uma das principais causas da celulite é a alimentação desequilibrada e inadequada (alimentos refinados, fritos, comida salgada) e o sedentarismo.

Através da alimentação podemos eliminar alguns factores que predispõe à celulite e aumentar determinadas práticas que a longo prazo previnem o aparecimento da celulite, como por exemplo a ingestão de água e a selecção de alimentos ricos em fibras, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.

 

Para este vídeo escolhemos trazer 3 receitas práticas, que vão fazer a diferença para todas nós!:

 

Sumo antioxidante :

Para este sumo escolhemos ingredientes ricos em propriedades importantes para pele.

O abacaxi, contém vitaminas e minerais, dos quais destacamos a vitamina C que é percursora da síntese de colagénio, responsável pela coesão, resistência e elasticidade da pele.  A vitamina C, para além de ter uma actividade antioxidante, aumenta a biodisponibildiade (melhor absorção) do ferro presente na couve pack choi.

A couve pak choi contém glucosinolatos. Os isotiocianatos são uma classe de compostos fitoquímicos que derivam da degradação enzimática dos glucosinolatos, que Conferem protecção para as células contra o stress oxidativo e portanto, têm actividade antioxidante. Uma percentagem dos glucosinolatos presentes nos vegetais pode ser perdida devido à sua confecção. Neste sumo conseguimos manter esta propriedade, uma vez que a couve pak choi é utilizada em crú.

Esta couve também fornece uma elevada quantidade de fibra, que confere alguma saciedade, e contém também vitaminas, entre as quais a vitamina C e o ácido fólico.

O gengibre tem efeito termogénico e ajuda no aumento da saciedade, revelando um papel importante no controlo do peso.  O Gingerol é um composto que lhe confere uma acção antioxidante e a zingerona suprime a resposta inflamatória do tecido adiposo, sugerindo um efeito benéfico para a celulite.

O aipo tem uma correlação extremamente significativa entre a actividade antioxidante e o conteúdo em flavonóides e ácidos fenólicos totais, compostos que ajudam a combater os radicais livres e a promover o anti-envelhecimento.

As sementes de chia, contém gorduras essenciais e fibra que confere saciedade ao sumo.

 

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Snacks Saudáveis: 

Os snacks que escolhemos tem como base ingredientes frescos, crocantes e nutritivos.

A alface é um alimento hidratante, pela sua percentagem elevada de água. Escolhemos a alface iceberg por ter folhas lisas que se aproximam da forma de um wrap.

A alternativa à alface é a alga nori, um ingrediente que os apreciadores de sushi conhecem, mas que desconhecem as outras aplicações que este alimentos pode ter. A alga tem inúmeros benefícios, entre os quais a modulação do metabolismo hormonal, importante na regulação da tiroide e tem actividade antioxidante.

A cenoura fornecem vitamina A e C, com actividade antioxidante e o pepino funciona como um alimento hidratante.

O tofu é um alimento feito à base de soja, que comparativamente às outra leguminosas tem um teor inferior de hidratos de carbono.

O abacate é uma fruta rica em gordura monoinsaturada e contém uma vareidade de nutrietes essenciais que incluem vitaminas A,E,C, K e minerais como o potássio e o magnésio. Contém também fitoquimicos importantes, como a luteína, antioxidantes fenólicos e fitosesterois com potenciais beneficios para uma pele saudável.

  

Água aromatizada

A água é essencial! Interfere no funcionamento de todos os sistemas e orgãos e é o único líquido reconhecido pelo nosso organismo

A hidratação da pele consegue-se  tratando a superfície mas principalmente tratando-a de dentro para fora.

Esta água é uma alternativa para ter todos os dias uma forma de hidratar saudável e muito saborosa.

Os ingredientes para esta água são:

- frutos vermelhos

- limão

- hortelã

Os frutos vermelhos são fontes de antocianinas e polifenois com acção antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante, bem como a vitamina C do limão. A hortelã conferem frescura à água.

 

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Vejam as receitas, façam em casa e partilhem as vossas experiencias!

Maria Inês Antunes

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