Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

Comida saudável a todo o vapor

por Maria Inês Antunes, em 04.05.16

Já não há desculpa para não comer saudável fora de casa.

 

Fazer uma alimentação saudável significa fazer escolhas correctas.

Numa época em que tanto se fala da notoriedade do modelo alimentar saudável é importante aproximarmo-nos sempre que possível das suas principais características e adoptar um estilo de vida que recorra à variedade de produtos alimentares sazonais, privilegia a utilização de produtos frescos e locais e métodos de confecção que preservem a qualidade nutricional.

 

raíz.jpg

 

Cozinhar a vapor é o novo conceito do Cento e Quatroº, que abriu a 6 de abril no Atrium Saldanha.

Cento e Quatroº é a temperatura em que os 12 cestos são cozinhados a vapor, com uma duração de confecção de apenas 2 minutos.

Cozinhar a vapor permite um maior aproveitamento dos micronutrientes presentes nos vegetais. As refeições que provém deste método de confecção são efectivamente mais baixas em gordura, elevadas no teor de fibra e com um maior teor de micronutrientes retidos, comparativamente com os outros métodos.

 

logo.png

 

 

 

OS 12 cestos são assinados pelos Chefs Francisco Magalhães e Joana Xardoné e têm a minha colaboração como Nutricionista, grantindo a fiabilidade do perfil e das alegações nutricionais de todos os cestos (incluindo as sobremesas!)!

 

chocolate.jpg

 

Confesso que a minha primeira experiência no Cento e Quatroº foi o bolo de cacau a vapor. Ao calcular o valor nutricional fiquei muito surpreendida pelo valor calórico tão apelativo para um bolo. Não podia esperar mais e tive de comprovar o título merecedor de “uma sobremesa soberba” pelo sabor e pela textura do bolo com os pedaços crocantes de amendoim.

 

Na segunda visita não fui sozinha e consegui provar mais do que 3 cestos diferentes: o cesto de salmão com laranja e funcho; o cesto do mar com legumes e o cesto de tofu com quinoa.

 

Qual deles o melhor?!

Bela questão…

Voltei mais 2 vezes e provei mais dois cestos.

São todos tão diferentes! São para todos os gostos, todas as faixas etárias e tem opções para quem quer ou tem de fazer uma alimentação isenta de glúten e/ou lactose.

 

cesto_ravioli.jpg

A monotonia não vai existir para quem quiser almoçar frequentemente no Cento e Quatro º.

 

Têm de provar!

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Maria Inês Antunes

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D