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MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

Manteiga de frutos secos - o meu vício

por Maria Inês Antunes, em 07.02.17

Quem me conhece sabe que um dos meus maiores vícios é a manteiga de amendoa e em segundo lugar a de amendoim. Para mim não há nada melhor do que misturar estas manteigas no queijo quark ou num iogurte natural para o pequeno almoço, ou até para acompanhar a minha peça de fruta, funcionando aqui como um dip.

 

nut_butter.jpg

 

Mas para além destas minhas ideias, existem mais uma série delas onde pode utilizar estas manteigas:

- topping para saladas; 

- gordura para cozinhar uma refeição (como no caso da matapa, uma receita de inspiração moçambicana);

- fazer a ligação entre ingredientes (muito utilizadas para fazer as conhecidas energy balls ou barritas caseiras); ou

- como ingrediente de um smothie ou um sumo de vegetais para tornar a consistência mais cremosa.

 

Nutricionalmente falando...

Os frutos secos contém fibra e por isso são óptimos para regular a função intestinal e têm um poder saciante. São ricos em ácidos gordos essenciais, minerais e vitaminas e são importantes no controlo da glicémia e regulação dos níveis de colesterol. Contêm cerca 20g de proteína por cada 100g e elevado teor de gordura que, embora seja considerada uma "boa gordura", não deixa de ter um valor calórico elevado associado e por isso devem ser consumidos com "conta, peso e medida".

 

 

A manteiga de amendoim

  • Contém vitaminas do complexo B e vitamina E; e minerais, destacando-se o magnésio e o fósforo;
  • Tem 25g de proteína por cada 100g.
  • No entanto, o amendoim está no topo dos alimentos mais alergénicos e é susceptivel a fungos, particularmente às aflatoxinas, prejudiciais à saúde.
  • Qual a melhor? a que tiver descrito unicamente "amendoim" nos ingredientes. Muitas manteigas de amendoim têm na sua consitituição, para além do amendoim e do sal, a adição de óleo.

 

A manteiga de amendoa

  • Contém vitaminas do complexo B vitamins e vitamin E;
  • Tem 22g de proteína por cada 100g;
  • É um pouco mais rica em magnésio e fósforo do que a manteiga de amendoim;
  • A casca da amêndoa contém prebióticos naturais, que alimentam as bactérias naturais e benéficas do intestino; e
  • As fibras e o tipo de gordura da amêndoa têm benefícios na redução do colesterol.

 

Como escolher a melhor manteiga?

Recomendo uma especial atenção aos ingredientes que constituem estas manteigas, porque grande parte delas contém óleo e/ou açucar adicionado. Procure nos ingredientes apenas "amendoim" e/ou "amendoim e sal".  No entanto, pode e deve experimentar a fazer a manteiga em casa.

 

nut_butter2.jpg

 

 

Para a minha mateiga de frutos secos caseira utilizo:

amendoim e/ou amendoa (eu adoro a mistura)

1 triturador (1,2,3 ou Bimby)

 

Utilizo sempre frutos secos sem sal e de preferência com casca, especialmente no caso da amendoa, pelas propriedades prebióticas que referi acima. Uma vez que a quantidade de frutos secos origina uma menor quantidade de manteiga, utilizo 2 embalagens pequenas de frutos secos (ou uma de cada) e trituro várias vezes até ficar com uma consistência cremosa. É possível que o processo seja demorado porque inicialmente fica uma pasta mais consistente e quanto mais triturar mais cremoso ficará.

 

Tenho a certeza que vão gostar!

Compartilhem as vossas combinações de manteigas favoritas e as vossas receitas. Para tal utlizem a hashtag #nutricionistamariainesantunes.

Maria Inês Antunes

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