Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

O vício do açúcar é real

por Maria Inês Antunes, em 14.11.17

Mude de atitude, evite o açúcar e comprove os  benefícios.

Vintage by Hemingway Sugar Tin.jpg

 

Pode ser incrivelmente fácil se nos focarmos nas opções saudáveis para o pequeno-almoço, almoço, jantar e, principalmente se nos organizarmos para preparar os snacks dos intervalos da manhã e da tarde.

 

Está presente na nossa alimentação mais do que imaginamos e mais do que o necessário. Colocamos açúcar no café, no leite, no chá, bebemos sumos e/ou refrigerantes com adição de açúcar, consumimos iogurtes e cereais adoçados, fora os já conhecidos chocolates, que muitos de nós gostamos de comer “só um quadradinho” por dia.

 

É fácil ficar dependente do açúcar.

 

O açúcar rápido de ser absorvido a nível intestinal e entra na corrente sanguínea, aumentando a glicémia e provocando um aumento da libertação de insulina. A insulina é libertada, em situação de ausência de doença, e é responsável pelo transporte da glucose da corrente sanguínea para variadas células do corpo. O nosso organismo vê-se obrigado a trabalhar rapidamente quando o ingerimos, provocando um pico inicial acentuado de açúcar no sangue (glicémia) e de seguida uma quebra abrupta da glicémia que faz disparar mecanismos que activam uma região do cérebro envolvida em comportamentos de "vício", que aumentam o apetite e a fome precoce.

A fome precoce é comum em indivíduos com excesso de peso e obesidade, que já são naturalmente mais resistentes à insulina, ficando ainda mais propensos ao ganho de peso. 

 

No caso das crianças, o cenário torna-se mais agressivo. Para além de tudo isto oaçúcar refinado pode levar a dificuldade de concentração e irritabilidade.

 

Mas, e as sobremesas?

Se for consumida na quantidade certa, no momento certo e em situações pontuais, não será de todo preocupante. Mas se podermos fazer algo para a tornar mais saudável, melhor.

No entanto, podemos incluir ou substituir alguns ingredientes de forma a tornarmos a sobremesa saborosa e saudável. Por exemplo:

- abacate

- natas de soja

- bebida de côco, bebida de arroz, bebida de aveia

- farinha integral, de alfarroba, de castanha,  de arroz ou de aveia

-  cacau: 

-  sementes de chia

- bagas e frutos como goji, açaí, cranberries, mirtilos, entre outros

- frutos secos

 

Mudam-se os tempos,

mude as vontades!

 

Vintage Ad - Sugar.jpg

 

 

 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Maria Inês Antunes

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D