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MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

How Do You Like Your Eggs?

por Maria Inês Antunes, em 17.08.16

O ovo...

 

escalfado

 

cozido

 

estrelado

 

 à la coque

 

benedict

 

bem, médio ou mal passado

 

 ao pequeno almoço, ao lanche ou ao jantar

 

na sopa

 

no prato

 

numa entrada

 

 O ovo é um alimento extremamente completo, com um perfil nutricional de excelência!

 

ovo.jpg

É uma fonte de proteína de alto valor biológico. O valor biológico expressa a comparação da capacidade que o organismo tem de absorver um determinado nutriente de um alimento.

 

Se for escalfado ou cozido torna-se ainda mais saudável do que estrelados, a não ser que seja estrelado em água ( que para mim é escalfado).

 

A gema do ovo contém uma série de vitaminas e minerais, em proporções equilibradas para nosso organismo. A luteina e a zeaxantina são dois carotenóides essenciais à visão. Estes compostos comportam-se como antioxidantes, minimizando o risco de desenvolver degeneração macular relacionada com a idade.

 

O ovo contém também lecitina, mais especificamente a colina, com papel importante no desempenho cognitivo.

 

Vai um ovo...?!

Maria Inês Antunes

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