Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

Siemens, Engenharia e Saúde de braços dados

por Maria Inês Antunes, em 15.02.16

siemens2.jpg

 

 

A Siemens, uma empresa comprometida com o futuro, tem vindo a explorar e a utilizar a Digitalização como motor de várias áreas que desenvolve: Energia Sustentável, Infraestruturas Inteligentes e Nova Geração de Cuidados de Saúde. O sector Healthcare da Siemens é um dos maiores fornecedores do mundo no ramo dos cuidados de saúde e um empreendedor na engenharia aplicada à saúde, com um papel importante no desenvolvimento de diagnósticos precisos e terapêuticas cada vez mais personalizadas.

 

Há mais de 40 anos a Siemens lançou a primeira tomografia computorizada na Clínica de Todos os Santos, em Lisboa, e actualmente abraça a Missão “Melhores Cuidados para Mais Pessoas”. Este último contributo que vai de encontro a 3 dos 8 compromissos reunidos em 2000, na Declaraçao do Milénio das Nações unidas, adoptados pelos 191 Estados-membros, com o título de Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (OMD). As 3 soluções desta empresa para a concretização de 3 dos 8 ODM são:

 

- para a redução da mortalidade infantil, desenvolveu um cateter ultrafino que permite monitorizar e avaliar as intervenções cardíacas em tempo real em bebés com peso inferior a 5 Kg, que permite monitorizar, avaliar e corrigir em tempo real intervenções cirúrgicas.

 

- para a melhoria da saúde materna, desenvolveu várias tecnologias entre as quais de diagnóstico, como a tecnologia de mamografia com tomossíntese que permite obter uma imagem tridimensional da mama. Podemos encontrar esta tecnologia aplicada por exemplo no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

 

- para combater a SIDA e outras doenças, a empresa enquadra-se no projecto Plano Estratégico Nacional (PEN) com o apoio da ONU, pelo fornecimento de um equipamento de genotipagem ao Instituto Nacional de Luta contra a SIDA.

 

A Siemens aumenta este ano, a nível mundial, o investimento para a Investigação e Desenvolvimento. O financiamento de novas ideias dos seus colaboradores e a parceria com instituições de Research & Development, como as universidades, institutos de investigação e start-ups de todo o mundo, são algumas das estratégias que aplica.

Segundo a mesma, “Um mundo mais feliz começa com um mundo mais saudável. “

 

 

 

Referências:

> Ivan França - A engenharia a levar mais saúde a mais pessoas. INGENIUM. ISSN 0870-5968, nº 150 (2015) 55-56. 

> Siemens Healthcare, Healthcare Financial Management : Journal of the Healthcare Financial Management Association, 2013, 67(2):56-62, 64
 
 
 

Maria Inês Antunes

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D