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MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

Abacate - eat but never overeat them

por Maria Inês Antunes, em 26.02.18

 

abacate_gorduras_beneficas.jpg

O abacate é uma fruta rica em gordura monoinsaturada e contém uma variedade de nutrientes essenciais que incluem vitaminas A, E, C, K, potássio, magnésio, fibras. É uma fonte de fitoquímicos importantes tais como a luteína, antioxidantes fenólicos e fitoesteróis com potenciais benefícios para a saúde e é um aliado para o fortalecimento do sistema imunitário, auxilia na perda de peso e evita o envelhecimento precoce.

 

No entanto...

.... tem uma elevada densidade calórica!!!

 

 

 

É um alimento muito versátil e pode ser utilizado como ingrediente para incorporar inúmeras receitas: pode ser utilizado como espessante para cremes em sobremesas ou batidos ou simplesmente pode barrá-lo no pão, se estiver mais maduro.

 

Utilize-o sim!, mas com moderação!

Fruut - a marca que aproveita fruta feia

por Maria Inês Antunes, em 24.02.18

A Fruut é uma marca de fruta desidratada, 100% natural, sem glúten, livres de conservantes ou corantes, constituintes nocivos para a nossa saúde e sem qualquer adição de açúcar.

 

Já a conhecem?!

 

A Fruut assume como missão a melhoria dos hábitos alimentares e a diminuição do desperdício de frutas, já que TODOS os snacks Fruut são feitos com fruta rejeitada pelo mercado devido a defeitos na casca ou pelo tamanho reduzido. Pode desfrutar de um snack crocante e saudável, em qualquer lugar e a qualquer momento.

 

Desde uma ida ao cinema a um topping para papas de aveia ou smothie bowls.

 

Conhece todos os ingredientes que estão dentro de uma embalagem FRUUT?

 

Sim, a fruta!

SOPA DE COGUMELOS

por Maria Inês Antunes, em 22.02.18

Os cogumelos mais comercializados em Portugal são os cogumelos Paris, Portobello, Reishi, Maitake e os Shiitake. Os cogumelos têm uma textura «ingrata» mas adicionam um sabor conhecido como umami, o que os torna ideais para incluir em molhos, ensopados, estufados, chili e sopas. Embora não sejam um alimento nutricionalmente equivalente à carne na quantidade ou na qualidade de proteína, e não fornecerem quantidades comparáveis de ferro, zinco e vitamina B12, os cogumelos proporcionam uma variedade de outros nutrientes e fornecem apenas 15 calorias por chávena. São uma boa fonte de selénio, um mineral importante como antioxidante com papel na redução do risco de doenças crónicas. Os cogumelos sempre fizeram parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, têm sido utilizados para prevenir ou tratar uma variedade de doenças e actualmente os seus extractos são utilizados em todo o mundo sob a forma de suplementos dietéticos. Devido à sua ampla actividade imunológica, os cogumelos têm sido dos produtos naturais mais utilizados em estudos pré-clínicos e clínicos para a oncologia, porcurando confirmar-se a hipótese de influenciarem positivamente a evolução clínica desta área.

 

Sopa, Sim-73a.jpg

 

Os ingredientes que eu utilizei:

> 300 g de cogumelos Paris frescos
> 1 cebola
> ½ chuchu
> 3 dentes de alho
> 1 ramo de salsa
> 1 gema de ovo
> sumo de limão q.b.
> 20 ml de azeite

> 1 colher (chá) de sal

 

Preparação

Lave muito bem os cogumelos e corte-os em lâminas, salpique-os com sumo de limão. Descasque o chuchu, corte em pedaços e coza juntamente com os alhos esmagados, em água e sal, cerca de 15 minutos. Corte a cebola em meias luas, adicione o azeite, os cogumelos e salsa picada e deixe estufar mexendo de vez em quando. Reserve metade dos cogumelos e aos restantes adicione o chuchu e a água da cozedura. Adicione uma gema de ovo e triture. Sirva a sopa com os restantes cogumelos e salsa picada.

 

Maria Inês Antunes

foto do autor

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