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MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

MARIA INÊS ANTUNES

Nutricionista

Vegetais desidratados

por Maria Inês Antunes, em 29.03.18

E se vos disser que existe um snack saudável e muito estaladiço para o meio da manhã ou um lanche de tarde?

 

abobora_beterraba_desidratados.jpg

 

 

Cheio de vitaminas, antioxidantes e muito sabor, com poucas calorias e baixo teor de açúcar (cem gramas de abóbora cozida contêm 20 kcal e cinco gramas de Hidratos de carbono) a abóbora é um dos vegetais com maior quantidade de beta-caroteno, um poderoso antioxidante que é convertido em vitamina A no nosso organismo. As necessidades diárias de vitamina A são conseguidas se consumir cerca de 250g de abóbora cozinhada.

 

A beterraba tem compostos que previnem o stress oxidativo e inflamação, principalmente pela sua composição em betalaína, um composto com actividade antioxidante.

 

Para preparar estes snacks vai precisar dos seguintes ingredientes:

 

200g abóbora (escolha uma abóbora da qualidade butternut e de tamanho pequeno)

200g beterraba

Canela q.b.

 

Preparação

Corte a abóbora e a beterraba em rodelas ou fatias muito finas, coma a ajuda de uma mandolina ou faca bem afiada.

Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal no forno, pré-aquecido, durante 45 minutos a 200ºC.

No final polvilhe com canela.

 

Maria Inês Antunes

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